Codificação de arquivos multimídia para arquivos do tipo Theora

  • ffmpeg2theora

O ffmpeg2theora é uma avançada ferramenta de linha de comando criada para codificação de arquivos multimídia para arquivos do tipo Theora. O download pode ser encontrado nesta página:

http://v2v.cc/~j/ffmpeg2theora/download.html

A finalidade deste aplicativo, como já previamente mencionado acima, é codificar ou seja, transformar arquivos tanto de vídeo quanto de áudio para o formato Theora.

  • Modo de Usar

Abra um prompt de comando e digite:

ffmpeg2theora vídeo_de_origem.wmv –o meu_video_theora.ogv

No Windows, você deve estar no mesmo diretório do aplicativo como relata a imagem abaixo:

Após pressionar ENTER, a codificação do arquivo de origem (vídeo_de_origem.wmv) vai gerar um novo arquivo do tipo Theora chamado meu_video_theora.ogv

  • Parâmetros Adicionais

Caso a codificação acima não te agrade, há alguns parâmetros adicionais para modificar as configurações padrões de seu arquivo.

Bom, com os parâmetros listados abaixo, nos vamos definir a qualidade do vídeo e o áudio de meu_video_theora.ogv.

ffmpeg2theora vídeo_de_origem.wmv –o meu_video_theora.ogv ——videoquality 9 ——audioquality 6

A qualidade é determinada por uma escala de 0 a 10 – sendo: menor e maior qualidade respectivamente. Portanto, se você determinar que o arquivo terá ——videoquality 0, este mesmo vídeo terá um baixa qualidade e o arquivo será relativamente pequeno, tendo ——videoquality 10 o vídeo terá alta qualidade e um arquivo enorme.

ffmpeg2theora vídeo_de_origem.wmv -o meu_video_theora.ogv

——videoquality 9 ——audioquality 6

——width 720 ——height 540

——title Meu_Video ——artist Robert_CG ——date 21-12-2012

No exemplo acima, o “meu_video_theora.ogv” terá qualidade de vídeo 9 e de áudio 6; horizontalmente seu tamanho será equivalente a: 720, já verticalmente será 540 – somente utilize esta opção caso queira redimensionar o vídeo; o título, o nome do artista e a data será inserido no vídeo.

Uma pequena observação, caso tenha um vídeo de tamanho horizontal 600 pixels e vertical 450 pixels, e queira reduzir a horizontal dele, para 320, qual será a vertical?

Bom, caso não saiba, preencha apenas uma das duas opções (——width ou ——height) e deixe o programa se encarregar do restante.

Eu, por minha vez, utilizo um calculo para determinar qual será a proporção restante:

No caso acima, o tamanho vertical, ao meu ver, seria 240, justo por quê:

+         320,00

/           1,3333333

—————-

+         240,00000600000015

Bom, é isso, até mais!

—————-
Listening to: Barão Vermelho – Pedra, Flor e Espinho
via FoxyTunes

——

Deixe um comentário